Se o seu objetivo é melhorar os resultados das suas estratégias de marketing digital, este artigo é para você! Separamos algumas dicas de como otimizar os números da sua empresa para que você consiga aumentar seus lucros, sua vantagem competitiva e seu conhecimento de mercado.
1. Aproveite as ferramentas certas
Ter ferramentas em mãos é uma forma de melhorar os resultados da sua estratégia de marketing digital. Isso porque plataformas de automação, por exemplo, são capazes de ajudar você a otimizar as tarefas no dia a dia, dando à sua equipe mais tempo para questões estratégicas — uma vez que a parte manual já estará sendo feita por um software.
Pesquise quais são as melhores opções para as suas necessidades e considere o investimento. Uma vez que as ações forem configuradas, sua equipe não precisará despender tanto tempo em atividades “banais”.
2. Fique de olho no consumidor
O consumidor é a chave para os grandes resultados da sua empresa. Para que você consiga melhorar os resultados das suas estratégias de marketing digital é preciso caminhar junto ao seu público.
Quem melhor do que o seu próprio consumidor para dizer o que ele espera da sua empresa e como você pode ajudá-lo? Aproveite e crie um relacionamento com essas pessoas por meio de estratégias de e-mail, redes sociais e programas de fidelidade.
As pesquisas de satisfação são muito bem-vindas, principalmente para entender o que a sua empresa precisa melhorar para que o seu público se mantenha fiel e consumindo dentro do seu negócio.
3. Invista em análise de dados
A análise de dados é fundamental para quem quer ter bons resultados com marketing digital. Uma das vantagens mais marcantes das estratégias digitais é justamente a possibilidade de mensurar os resultados de todas as ações realizadas.
Esse investimento vai ajudar você a entender o que está funcionando mais para o seu público, como quais anúncios mais convertem, quais são as cores, as chamadas, as páginas e as plataformas mais usadas e muito mais.
4. Sempre otimize suas estratégias de marketing digital
Para melhorar os resultados da sua empresa é preciso otimizar as estratégias de marketing digital. Com o acompanhamento de métricas (como citado anteriormente) você conseguirá descobrir como está sendo o desempenho das suas ações, identificar oportunidades e saber o que realmente está gerando melhores resultados ou prejuízos.
Com essas informações em mãos é hora de otimizar os investimentos de tempo e dinheiro.
5. Tenha especialistas ao seu lado
Para que você consiga otimizar os resultados das suas estratégias de marketing digital é fundamental ter uma equipe especializada ao seu lado. Uma agência focada no digital é a melhor opção para que você consiga bons resultados sem ter que investir em uma equipe interna completa.
Se você quer melhorar os resultados das suas estratégias de marketing é preciso entender que hoje o mercado se comporta de outra maneira: a personalização, a automação, a análise e o diálogo com os consumidores são a chave para você transformar os números do seu negócio!
Estratégias de marketing digital que você deve adotar
Você já pensou nas suas estratégias de marketing digital para esse ano? Analisar as possibilidades é uma boa ideia, afinal de contas, o consumidor está cada vez mais presente no meio on-line.
A pergunta que falta ser respondida é a seguinte: “quais são as estratégias de marketing digital que devem ser adotadas nesse ano cheio de possibilidades?”. É justamente essa questão que pretendemos resolver neste post.
Confira, a seguir, quais são as ações que você deve adotar:
1. Marketing de conteúdo
Com a internet, a comparação de preços é cada vez mais fácil. Os internautas usam os mecanismos de busca para procurar as infinitas ofertas que existem na web. Por isso, nunca foi tão importante ser bem ranqueado nesse tipo de site e ser encontrado com mais facilidade.
O marketing de conteúdo é uma forma de trabalhar a imagem da sua marca e de garantir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Isso porque é possível usar as palavras-chave necessárias durante a produção de texto para que o seu blog ou o seu site sejam bem posicionados nas páginas de resultados.
2. Produção de vídeo
Dependendo do seu público-alvo, a produção de vídeos é uma excelente estratégia de marketing. E, na era dos influenciadores digitais, essa estratégia ganha ainda mais peso, uma vez que o público de plataformas como o YouTube não para de crescer.
No caso, existem 2 alternativas para quem deseja começar as suas produções em vídeo:
a 1ª delas é a contratação de uma empresa especializada, que possa ajudá-lo a fazer as propagandas para o próprio YouTube;
outra opção é a empresa criar o seu próprio canal e um conteúdo original — desde que, é claro, ele seja atraente e relevante para o público.
3. Marketing de experiência
Embora já seja muito usado nas campanhas de marketing tradicional, o marketing de experiência também vem sendo muito explorado no meio digital. Isso porque possuímos cada vez mais opções de interatividade na web, que podem auxiliar no desenvolvimento de uma boa experiência para os usuários.
Podemos citar o exemplo dos vídeos em 360 graus. Com eles, os usuários podem mover a câmera livremente no espaço e posicioná-la do jeito que preferirem. Os aplicativos interativos para smartphones são outra boa opção, uma vez que esses aparelhos contam com telas sensíveis ao toque que oferecem muitas possibilidades.
4. Links patrocinados
Para concluir, não poderíamos deixar os links patrocinados de fora da nossa lista com estratégias de marketing digital. Afinal, essa ação ainda é uma das que mais geram resultados na área de marketing digital e apresentam um investimento que pode ser muito bem gerenciado pelo gestor.
Acontece que, nos links patrocinados, é possível pagar apenas pela quantidade de cliques efetivamente realizados na sua propaganda — o que é excelente para garantir um bom Return on Investiment (ROI ou retorno sobre o investimento, em tradução livre) da sua campanha.