Quando gestores e colaboradores estão alinhados com os objetivos da empresa e se empenham em dar o seu melhor, não há limites para alcançar o que se deseja. No entanto, quando esse não for o caso, o sucesso da empresa pode ficar comprometido devido a atitudes inadequadas e à falta de estratégias mais certeiras.
1. Não conhecer profundamente a persona do seu negócio
Muita gente confunde a persona com o público-alvo, mas há uma grande diferença. Enquanto o público-alvo representa um grupo de pessoas com dados quantificáveis, a persona representa um perfil hipotético, que reúne todas as informações do público-alvo mais o fator emocional.
Quando perguntamos quem é a persona da empresa, muitos gestores não sabem responder a essa pergunta. Sem esse conhecimento, como venderão mais e melhor? Ao contrário, sabendo tudo sobre sua persona, você terá menos esforços para vender, pois saberá o que oferecer, para quem, quando e na quantidade exata.
2. Não ter uma linguagem própria para a comunicação
Outro grande problema que pode colocar em risco o futuro do negócio é não saber se comunicar com a persona. Sem conhecê-la, provavelmente também não saberá se comunicar com ela. Esse é mais um fator que torna a pesquisa importante.
Ao conhecer o perfil de forma detalhada, você desenvolverá textos com uma linguagem mais apropriada. Isso ajudará a atrair clientes mais facilmente para o seu negócio e a criar um laço afetivo que resultará na fidelização deles em médio e longo prazo.
3. Não investir no marketing digital
O marketing digital é mais do que uma opção. É uma obrigação para qualquer negócio. Se considerar o número de pessoas conectadas à internet, seja por meio de computadores, notebooks, tablets ou smartphones, verá que manter o negócio offline será uma grande perda de oportunidade.
Além disso, você perderá força competitiva no segmento em que atua. Porém, estar online não é o suficiente, pois é preciso adotar estratégias para melhorar sua encontrabilidade na web. Isso é fundamental para o sucesso da empresa.
4. Não ter apoio profissional
O marketing digital é uma estratégia que envolve tempo e muita dedicação nestes quesitos: pesquisa, análise, planejamento de ações, implementação, monitoramento e controle. Fazer todo esse trabalho sozinho pode ser desgastante e não surtir o efeito desejado. Nesse caso, não ter o apoio profissional para executar as ações de marketing digital pode ser um erro fatal.
Sem conhecimentos específicos, habilidades especiais, qualificações, experiências e ferramentas certas, todo o potencial da estratégia pode ser seriamente comprometido. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de uma agência de marketing digital para economizar tempo, recursos e alcançar resultados melhores e mais rápidos.
5. Contar com uma agência de marketing sem foco em resultados
Também não adianta ter o apoio profissional se o foco não for em resultados. Algumas agências são engessadas e, até hoje, não evoluíram em suas estratégias, ficando estagnadas. Um exemplo disso tem a ver com as técnicas de Inbound Marketing (Marketing da Atração) que ainda não são utilizadas por muitas delas. Contar com uma agência de marketing digital é importantíssimo, mas ela precisa ser orientada para os resultados.