Um dos erros mais comuns no mercado é a identificação do público-alvo. Muitas empresas ainda trabalham com aquele modelo antigo, em que são listadas apenas características simplistas como faixa etária, classe social e gênero, por exemplo.
Porém, para ter um público-alvo bem definido, precisamos ir muito além disso. Hoje, o importante é entender as particularidades de cada possível cliente e descobrir como eles se comportam no dia a dia, ou seja, quais são suas maiores dificuldades, seus maiores medos, objetivos e muito mais.
Um estudo aprofundado de personas não só ajudará a responder todas essas perguntas, mas também explicará como o seu negócio pode prosperar de acordo com as necessidades e dificuldades enfrentadas pelo seu público potencial.
Entenda o comportamento do seu público-alvo
Entender como o seu público-alvo consome é fundamental para conseguir expandir o seu negócio e aumentar suas vendas. Portanto, é preciso identificar como são os seus hábitos de consumo, onde ele busca informações e com que frequência adquirem determinados produtos e serviços.
Além disso, também é preciso saber como consomem os bens que são comercializados pela sua empresa. O seu público tem o hábito de pedir sugestões e indicações para amigos e familiares? Gosta de conferir na internet média de preço na internet? Ou é um tipo que consome por impulso?
Com essas respostas em mãos, fica muito mais fácil direcionar suas estratégias.
Outro ponto fundamental para conhecer seu público-alvo é entender quais são suas objeções de compra. Para isso, é preciso trabalhar diretamente com o setor de vendas e o de atendimento ao cliente.
Converse com seus colaboradores e descubra quais são os problemas que tendem a ser apresentados pelo público-alvo. Junto a isso, treine a nova equipe para aprender a lidar com tais dificuldades e para coletar sempre novos dados, a fim de que esteja preparada para qualquer situação.
Entender quais são os desafios dos seus clientes também é uma ótima forma de otimizar seu processo de atendimento e venda. Em alguns casos, principalmente em serviços, é interessante ter uma gama variada de assuntos para abordá-los.
Um exemplo comum é o das pessoas que estão atoladas no trabalho e raramente encontram tempo para se cuidar. Identificando um possível cliente que apresente esse desafio, o vendedor pode conversar com ele a respeito de alternativas para poupar seu tempo, de uma forma que gere e mostre empatia, estreitando os laços.
Por último, mas não menos importante, ao fazer uma pesquisa completa sobre o seu público-alvo, é fundamental entender como ele se comunica, que tipo de linguagem utiliza e qual a melhor forma de abordá-lo.
Uma marca de roupas que mire em público mais jovem terá mais vantagem se usar linguagem informal, por exemplo. Já um escritório de advocacia pode perder a credibilidade se for informal demais.
Pensando nessas questões, o seu contato será consideravelmente mais assertivo e estratégico!