Ousadia: 1. Qualidade de ousado; coragem, galhardia. 2. Arrojo, atrevimento, audácia.
Em outras palavras, ousadia significa ir além. O ousado é aquele que quer (e faz) mais do que apenas o necessário, é aquele que vai sempre mais longe. Os donos desta característica vivem com muito mais emoção, motivação e significado. Suas vidas são uma aventura. Consequentemente, são mais felizes. Sabe por quê? A frase do autor Tim Ferris no livro Trabalhe 4 horas por semana explica:
Se sua vida está chata e tediosa, se você se sente depressivo e perdido e há muito tempo não sabe o que é ter ânimo, é muito provável que tenha se acostumado a viver sem ela: a ousadia. Todos nós nascemos ousados, corajosos e motivados, mas um dia você cresce, as obrigações começam a tomar cada vez mais espaço e no tempo que te resta você só pensa em descansar. Além disso, já se acostumou ao tédio, afinal, você o sente toda hora, em todos os lugares: em casa, no trabalho e até nos momentos de lazer. Ousadia nenhuma resiste à força do cansaço e do comodismo.
Os primeiros sinais:
- Surge uma oportunidade de fazer algo divertido ou diferente e você recusa, deixa para depois, quando estiver “menos cansado”;
- Surge uma ideia genial na sua cabeça, mas você já não acredita o suficiente em si mesmo para tentar;
- Os sonhos e vontades vão ficando cada vez menores, e sempre jogados em um canto, sem importância. “Um dia eu realizo” é o seu mais novo mantra;
- O medo, o comodismo e a preguiça se tornam seus companheiros fiéis, enquanto a ousadia, a coragem e a vontade de viver morrem aos poucos. Correr riscos? Nem pensar! “Prefiro ficar quieto aqui no meu cantinho”.
Seja sincero: você está vivendo a vida que gostaria ou, pelo menos, consegue enxergar significado nela? Você sente orgulho do rumo que está tomando e das ações que tem praticado? Há quanto tempo não sente aquela explosão de felicidade e empolgação dentro de si? Quais planos você deixou de lado por medo de enfrentar o desconhecido?
A solução para uma vida chata, sem emoção e sem propósito: OUSE!
Às vezes o único jeito de mudarmos nossa vida é jogar tudo para o alto e recomeçar do zero. Você tem medo de se arrepender? Mas será que já não está sentindo arrependimento porque tudo o que fez até agora te levou para onde está hoje? Você prefere se arrepender de ter tentado ser feliz ou de ter se permitido viver infeliz? Entre a infelicidade e a incerteza, qual é a sua escolha?
Ouse não colocar limites em sua vida, nem acreditar que sua capacidade só chega até certo ponto. Limitações não existem, elas são apenas uma criação sua, assim como o seu conceito de “impossível”. Creia que tudo é possível, afinal, o impossível é apenas aquilo que nunca se tentou fazer até o fim.
Pare de adiar alegrias. Quer viver uma experiência mas tem medo de gastar dinheiro e “depois precisar”? Você sempre poderá ganhar mais dinheiro, mas a vida só se vive uma vez. Quer dizer algo a alguém mas tem medo da reação? Qual a pior coisa que poderia acontecer? Com certeza não é algo tão grave, você superará se for preciso. A única coisa que não dá para superar é uma vida não vivida.
Tire aquela ideia “louca” do papel. Ideias loucas são sempre as melhores, mais desafiadoras e emocionantes.
Pare de julgar os outros. Sabia que quanto mais você julga, ri, ridiculariza e diminui o outro, mais se sente reprimido? Quando faz isso, você cria dentro de si a certeza de que farão isso com você e deixa de se soltar por medo da repressão alheia. Não reprima para não se reprimir! Deixe que as pessoas e as situações sejam como são, assim você também se sentirá livre para ser quem você é.
Sabe aquelas coisas que um dia você disse que nunca faria, mas no fundo sabe que parecem divertidas? Faça.
Ouse ser você mesmo, sem precisar esconder seus defeitos ou fingir ser quem não é para agradar os outros. Quando está em casa, com amigos, família, namorado ou cachorro é fácil ser quem você é, se soltar e se divertir. Mas com certeza você já se sentiu alguma vez não sendo você mesmo no trabalho ou na frente de pessoas que não conhecia. Pode não parecer nada demais, mas é um grande ato de ousadia conseguir ser você mesmo nestas situações.
Viva a vida real, com pessoas reais. Saia um pouco de trás da tela do computador e vá conhecer e conversar com pessoas, todos os dias. Puxe assunto, pergunte, peça e ofereça ajuda, ouça histórias, inspire-se e faça novos amigos.
Libere sua mente das definições de certo e errado, o que deve e não deve ser feito e os significados padrão que existem para certos conceitos. Ousadia requer mais do que coragem, é preciso uma combinação de criatividade, liberdade, desejo e impulso. Deixe seus pensamentos irem longe, até onde nunca foram antes, e permita que eles se transformem em ações, mesmo que não esteja totalmente claro para onde te levarão. Surpresas sempre nos emocionam de alguma forma, nos tiram da rotina e fazem nosso coração vibrar.
Sonhe grande, enorme, gigante!
Se seus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente
Sinta o medo de fazer e faça mesmo assim. Não veja mais o medo como uma barreira. Enxergue nele um chamado. A verdade é que o medo nunca irá embora para sempre. Se você está esperando por isso para viver, é melhor se conformar com a vida que tem agora, porque ela não irá mudar.
Faça algo pela primeira vez. Com certeza existe algo que você não fez até agora porque te faltou ousadia. A hora é agora. Faça acontecer.
Se você não está satisfeito com a sua vida, com os seus dias e com o seu presente, é hora de colocar a ousadia para funcionar e dar início a uma grande mudança. Se não está feliz onde e como está, não há porque continuar seguindo o mesmo caminho e insistindo nas mesmas atitudes. Elas não estão dando resultado e você já percebeu isso. Mude sua história, é você quem a está escrevendo. Talvez você precise apenas trocar algo no cenário, colocar novos personagens e agir um pouquinho diferente. Ou talvez a única forma de fazer sua história acontecer como você quer seja começando uma nova. Seja qual for a solução, não se esqueça de usar a palavra que vai fazer toda a diferença: ousadia.