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3 Pilares para Construção de Confiança, por Frances Frei

· Negócios,Produtividade,Vendas,Conteúdo

Olá, Speaker!

Para começar a nossa conversa de hoje, tenho uma pergunta que, para muitos de nós, pode ser bastante difícil de responder: como construir e reconstruir confiança?

Foi exatamente com esse questionamento que a professora da Universidade de Harvard, Frances Frei, deu início à sua palestra na TED Talk, a maior plataforma de conferências da atualidade. E esse tema tem tudo a ver com o que nós, aqui da The Speaker, trabalhamos diariamente, já que uma boa comunicação depende, sobretudo, de confiança.

Segundo Frei, a confiança só é possível através de três pilares essenciais: a lógica, a autenticidade e a empatia. Neste texto, contamos o que significa cada um desses elementos e trazemos dicas para você ser capaz de transmitir maior confiança em suas apresentações.

Vamos lá?

 Três pilares essenciais: a lógica, a autenticidade e a empatia

Lógica

O que Frances Frei chama de lógica é, basicamente, o raciocínio por trás do conteúdo de uma apresentação ou situação que envolva exposição de fala. Para transmitir uma imagem de confiança, é indispensável ter um bom conteúdo, pautado em argumentos lógicos e factícios.

Durante a sua palestra na TED Talk, Frei chama a atenção para algo que vejo constantemente durante meus treinamentos: em grande parte das vezes, as pessoas têm lógica em seus discursos e apresentações, mas não sabem COMO comunicar essa lógica. E isso, infelizmente, atrapalha – e muito – a imagem que se transmite aos demais.

É preciso, portanto, estar muito atento ao modo como nos comunicamos. Afinal, só podemos conseguir transmitir com eficácia nossas ideias e argumentos se soubermos aplicar as técnicas para uma comunicação assertiva.

Autenticidade

A autenticidade é outro pilar para construir (e reconstruir) a confiança. Não basta apenas ter uma apresentação ou um discurso que sejam lógicos e bem estruturados, é importante que também sejam autênticos.

Para Frances, ser autêntico é, simplesmente, ser você mesmo – em todas as situações e contextos. Essa ideia pode parecer bem clichê, mas a verdade é que, quando tentamos ser o que não somos (especialmente em apresentações em público), esse “não-ser” se torna muito evidente, fazendo com que tudo o que falarmos pareça fake, diminuindo, consequentemente, a confiança que os outros depositam em nós.

Ser autêntico também está relacionado com outras questões importantíssimas para falar bem em público, como, por exemplo, transmitir emoção e entusiasmo. Esses dois sentimentos são muito difíceis de serem fingidos, portanto, só se realmente nos importarmos com o que estamos dizendo é que seremos capazes de inspirar os demais.

Sobre isso, a professora de Harvard dá um conselho: “Prestem menos atenção ao que você acha que as pessoas querem que você diga e dê mais importância ao que seu eu-autêntico necessita comunicar”, diz.

Empatia

Por falar em inspirar os demais, o terceiro pilar da confiança é, de acordo com Frances, a empatia. Para que uma apresentação em público alcance bons resultados, é importante que se crie uma relação de empatia entre o público e o comunicador.

Segundo Frances, é fundamental dedicarmos um tempo para prestar atenção no outro e, assim, diminuir as barreiras que prejudicam as relações. Seja no dia a dia, no trabalho ou em apresentações, ter empatia é um fator determinante.

A definição de empatia é, de forma resumida, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Na comunicação – especialmente nas apresentações em público – esse conceito traz lições importantes, a ressaltar:

- A importância de pensar e oferecer um conteúdo que seja útil para o meu público;

- Conseguir prestar atenção nas pessoas da plateia, percebendo suas reações e estando abertos às perguntas e questionamentos;

- Preocupar-se em falar de uma forma acessível para as pessoas, sem abusar de termos técnicos ou expressões de nicho.

Para se comunicar transmitindo confiança, esses três pilares (autenticidade, lógica e empatia) devem caminhar juntos. Se um deles não existe, os outros dois também são comprometidos.

Por tudo isso, na hora de pensar suas apresentações ou discursos, procure estar atento a esses elementos essenciais. Dessa forma, você será capaz de transmitir confiança: o primeiro passo para uma comunicação assertiva.

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Frances Frei, Professora da Universidade de Harvard

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