Como o próprio termo “gatilho” indica, a sua estratégia deve estar centrada em servir como o estopim para uma tomada de decisão já aguardada.
É hora de o consumidor sair da zona de conforto.
Os gatilhos mentais facilitam na tomada de decisões mais importantes que outras de forma automática.
Ou seja, eles servem para nos fazer agir.
Não existe uma maneira de fugir deles.
1. Escassez - porém relevante
Você também já deu valor para alguma coisa só quando percebeu que perdeu aquilo?
Ou seja, quanto mais difícil for para nós conseguirmos algo, mais valioso ele se torna.
2. Urgência - depois é nunca mais
O gatilho da urgência segue a mesma linha que o da escassez.
A diferença é que o da urgência lida com o fator tempo, ou seja, o produto ou serviço tem um tempo determinado para ser comprado.
É aquele gatilho que te faz pensar “melhor comprar agora e me arrepender depois do que viver com a dúvida se aquilo realmente seria útil”.
3. Novidade
Já parou para pensar sobre o que nos leva a estar sempre procurando por novidades?
Segundo dados de uma pesquisa da Universidade UCL, quando somos expostos a novidades, nosso cérebro recebe uma carga maior de dopamina, o hormônio responsável pela sensação de recompensa.
Esse gatilho é bastante usado como estratégia de marketing para o lançamento de algum produto ou serviço novo no portfólio de uma marca.
Por isso, as fabricantes de smartphones e de automóveis aplicam em larga escala esse gatilho.
Dessa forma, provocam a curiosidade dos consumidores e os estimulam a tomar alguma atitude diante da oferta.
4. Prova Social
Nós, como seres humanos que vivem em sociedade, acabamos sendo influenciados positiva ou negativamente pelo o que as outras pessoas dos nossos círculos sociais estão fazendo e por aquilo que elas gostam.
Sabe aquele velho ditado de “ir conforme a maré”?
Você é colocado em xeque.
Por isso, é uma estratégia que e sempre lida com números.
5. Autoridade
Para ativá-lo, você precisa posicionar seu negócio como líder do mercado no qual está atuando.
Não se trata apenas de dizer ser o maior ou melhor, mas de efetivamente estar nessa posição.
Mas isso é só parte do desafio.
É necessário também manter sua equipe focada no posicionamento da empresa para que o gatilho funcione corretamente.
6. Reciprocidade
O gatilho de reciprocidade serve para as empresas, de certa forma, entregarem valor para quem gera valor para elas – isto é, seus clientes.
Lembrando que essa reciprocidade deve ter o objetivo de facilitar a vida do cliente e não visar a venda ou lucro direto através daquelas ações.
Esse é um resultado alcançado a longo prazo.
7. Antecipação
Já percebeu como planejar nosso futuro é sempre uma coisa que nos deixa curiosos e ansiosos pelo que está por vir?
É justamente isso que o gatilho da antecipação provoca no público.
Ele nos ajuda a criar expectativas para o futuro.
Para que a sua ativação seja completa, é preciso que você prepare o cenário
8. Simplicidade
Os gatilhos mentais partem da premissa do “menos é mais”.
Ou seja, as ações e argumentos de persuasão precisam ser leves e simples para serem bem-sucedidos.
É um gatilho desafiador, pois exige cortar coisas desnecessárias – e isso nem sempre é um processo fácil.
9. Relação entre dor e prazer
Você já deve ter notado que as pessoas tendem mais a se afastar da dor do que se aproximar do prazer, não é mesmo?
Mas o que explica tal condição?
A própria falta de dor e sofrimento já gera um certo sentimento de prazer e nos ajuda a manter um equilíbrio emocional.
Com base nisso, para que esse gatilho seja ativado com sucesso, é preciso que você cutuque as feridas do seu consumidor.
Sim, é isso mesmo.
É preciso evidenciar as suas dores e necessidades para, depois, apresentar seu produto como a melhor solução possível para aqueles problemas.