Acompanhando essa tendência, as empresas precisam também se modernizar. As velhas técnicas de marketing e vendas já não trazem o mesmo resultado de antes. Para conseguir boas conversões e sucesso no negócio, é preciso estar em dia com uma estratégia matadora de marketing digital.
A cada ano o investimento realizado em marketing digital aumenta. Em 2016, o setor cresceu 26% em relação ao ano anterior, com um investimento total de R$ 11,8 bilhões no Brasil, segundo a pesquisa IAB Brasil – Digital Adspend 2017, realizada pela IAB em parceria com a comScore.
Esse dado superou em muito a expectativa feita em 2015, que era de um crescimento de 12%. Isso mostra que boa parte das empresas já estão com olhos abertos em relação ao marketing digital. E a expectativa é que ao fim de 2017 esses investimentos tenham crescido ainda mais, chegando a R$ 14,8 bilhões, o que simbolizaria um terço do gasto com publicidade no país
Pesquisas na internet antecedem as compras da maior parte dos brasileiros
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, 74% dos brasileiros que navegam no smartphone pesquisam sobre produtos na internet antes de realizar uma compra em uma loja física.
A busca online por informações se tornou bem mais decisiva que a influência de um vendedor. Empresas que não investem nessa mídia tendem a se tornar irrelevantes aos olhos dos seus potenciais clientes.
Campanhas digitais são mais precisas e fáceis de mensurar
Uma das grandes vantagens do meio digital é que é mais fácil trabalhar com dados. É possível acompanhar a eficiência de ações de marketing digital em tempo real e, se for preciso, fazer ajustes para maximizar sua eficácia. Uma decisão com dados é sempre mais precisa que algo baseado na intuição.
Ações segmentadas por público são mais eficientes
Ações de marketing digital podem atingir todos os perfis do seu público-alvo com um grau de personalização bem maior, o que aumenta a eficiência da campanha. A segmentação das ações no meio digital é prática, especialmente quando a técnica é combinada com ferramentas de automatização de marketing.
O custo/benefício do marketing digital é bem mais interessante que o de outras modalidades. Os gastos com mídia são bem menores que os tradicionais, o que já gera uma economia significativa. Além disso, as equipes são mais enxutas graças a ferramentas e tecnologias inovadoras.
Presença online é essencial para o negócio
Um bom vendedor sabe que ele precisa estar presente no mesmo lugar que os seus potenciais clientes. E hoje, boa parte dos clientes de qualquer área estão conectados à internet.
E uma boa presença online é muito mais que uma página de Facebook desatualizada ou apenas um site institucional do passado. Ações de marketing inbound, interatividade e outros investimentos são essenciais para realmente ser visto na internet.
A concorrência já está na internet
Hoje, boa parte das empresas já está investindo em marketing digital. Como boa parte dos clientes está na internet e em redes sociais, quem não acompanha essa tendência corre o sério risco de ser ultrapassado pela concorrência.
O baixo custo e a eficiência alta do marketing digital são de certa forma fatores democráticos: empresas menores ou iniciantes conseguem se aproximar facilmente das gigantes na web.
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