Voltar ao site

Métricas: mídias com foco em resultado

As mídias sociais são imprescindíveis em qualquer estratégia de marketing digital

23 de junho de 2019

Elas são plataformas importantes de divulgação de conteúdo, na criação de autoridade de marca e também como canal de comunicação com seu público. Mas mais do que apenas ter seus perfis em várias mídias e atualizá-los com frequência, é importante avaliar quais são as métricas de redes sociais que você irá utilizar na sua estratégia.

As métricas são formas de mensurar os resultados que cada canal está trazendo para a sua estratégia. Elas devem ser estabelecidas de acordo com os Key Performance Indicators (KPIs) que você julga mais importantes.

Por exemplo: se um dos seus KPI é aumentar o reconhecimento da sua marca, o número de seguidores e likes na sua página são marcas nas quais você deve ficar de olho. Já se a ideia é redução do CAC, o que você deve observar são outros fatores.

Antes de comentar quais são as métricas de redes sociais que quase toda estratégia de marketing digital deve prestar atenção, é bom salientar um fator importante: essas ações exigem tempo de maturação. Ou seja, não adianta colocar como meta um valor que jamais será alcançado dentro do prazo estabelecido. Obter bons números de alcance orgânico, criar uma base engajada de seguidores e entender com precisão quais são os tipos de conteúdo que têm performances melhores leva tempo.

Entenda as principais métricas de redes sociais

Engajamento

Essa é a métrica de redes sociais mais conhecida, mas ela tem umas peculiaridades que raramente são mencionadas.

Pense por um instante e me diga o que você considera ser engajamento nas redes sociais? É o número de curtidas da sua fanpage ou em um post? É a quantidade de vezes que ele foi retweetado ou favoritado? Nem uma dessas opções.

A métrica de engajamento é, na verdade, uma combinação desses fatores. Inclusive a fórmula mais aceita para medí-la no Facebook é:

Likes + comentários + compartilhamentos x 100
total de fãs

Um post da Postcron, empresa portuguesa que facilita a postagem de conteúdos em redes sociais, explica em detalhes quais são os critérios que entram em engajamento em algumas das principais redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest) e onde você pode obtê-los.
 

Mas neste momento lembre-se especialmente dos KPIs que você definiu e quais desses fatores são mais relacionados com cada uma delas.

Tráfego de referência

As redes sociais são excelentes canais de divulgação, mas é importante que elas tragam seus usuários de volta para o seu site. Isso porque um aumento no tráfego do seu portal se converte em melhoria do SEO, ou seja, melhora no ranqueamento dele perante os mecanismos de busca.
 

Além disso, avaliar o tráfego de referência é uma boa maneira também de saber os tipos de conteúdo que têm um desempenho melhor em cada canal e criar estratégias para otimizá-lo.
 

Para avaliar essa métrica é possível verificar os dados do Google Analytics ou de CRMs. Tanto os mais focados em vendas (como SalesForce ou Pipedrive) como os sociais (RD Station e Hubspot) têm relatórios neste sentido.

Redução do CAC

Você despendeu tempo e dinheiro na criação de uma estratégia de marketing para, no final, obter resultados melhores de vendas, não é mesmo? Por isso verificar como as suas estratégias nas redes sociais estão afetando a sua receita é imprescindível.
 

Uma empresa mais conhecida, com mais seguidores e um relacionamento mais firme com seus clientes consegue fidelizá-los, promover novas vendas e transformá-los em propagadores da sua marca. Esse é o princípio de como reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
 

CRMs e o Google Analytics conseguem apontar especificamente quais canais ou redes sociais estão convertendo em mais vendas para a sua empresa. Não precisa necessariamente ser a venda na própria plataforma, como Instagram ou Facebook, mas as que chegam ao seu site proveniente desses locais.

Interações

À primeira vista, a palavra interações pode soar muito semelhante ao engajamento. E em alguns termos ela até é. Mas ela tem um papel um pouco mais importante. É aqui que você conseguirá ver quem poderá se tornar um advogado da sua marca, quem é realmente engajado com ela.
 

Por isso, ao falar interações estamos nos referindo a marcações de usuários chamando outros usuários para uma postagem, indicações de compra ou sinais evidentes de estarem em fundo do funil.
 

Com essas informações em mãos é possível fazer campanhas específicas, bolar uma nova forma de comunicação que engaje ainda mais ou até oferecer uma promoção especial. Sem contar que é uma maneira de avaliar como a sua empresa é avaliada por seus clientes.

Alcance

O alcance se refere a qual é o potencial de disseminação de um conteúdo que você publica em uma rede social. Ele está intimamente ligado à sua capacidade de engajar seus seguidores, por isso um aumento significativo neste valor é uma boa maneira de verificar que seus posts estão com conteúdos mais acertados em relação à persona.
 

Cada rede social possui uma maneira de avaliá-lo. O Facebook, que possui um algoritmo próprio, mostra de forma simplificada qual é o alcance possível de uma postagem – em média, um post não impulsionado tem um alcance que beira 4% do número de curtidores da página.
 

O YouTube também tem uma métrica específica para mostrar esse valor, que pode acessado no YouTube Analytics.

Já no Instagram e no Twitter esses valores são praticamente iguais ao número de seguidores, uma vez que todas as postagens que você faz aparecem na timeline.

Taxa de conversão

A taxa de conversão de uma campanha é uma métrica muito interessante para ficar de olho. Afinal, ela está falando sobre quanto o seu conteúdo e suas ofertas têm a capacidade de gerar leads que serão nutridos em outra etapa da sua estratégia de marketing.
 

É importante usar essa métrica como base para a formulação de insights e não apenas como um número fechado. Por exemplo: quais são as chamadas e Calls-to Action mais efetivas? Que tipo de conteúdo ou produto produz os melhores resultados?