Voltar ao site
Voltar ao site

Gestão deve priorizar a comunicação “olho no olho”

É um equívoco acreditar que tecnologias digitais de comunicação representam necessariamente comunicação mais eficiente
· Negócios,Planejamento,Endomarketing

Não é novidade que as tecnologias digitais de comunicação à distância são hoje uma realidade cotidiana na maioria das empresas, muitas vezes, inevitáveis, dada à distância física com que as pessoas trabalham dentro de uma mesma companhia. Mas é um equívoco acreditar que isso representa necessariamente uma comunicação mais eficiente.

Uma pesquisa recente feita numa parceria entre universidades no Canadá e nos EUA concluiu que falar pessoalmente é 34 vezes mais eficiente do que mandar um e-mail.

Isso tem muita ver com o modelo de gestão que uma organização adota. A gestão mais tradicional, com raízes burocráticas e de produção em massa, tende, no geral, a não se importar se a comunicação entre as pessoas é feita pessoalmente ou utilizando meios digitais de comunicação à distância. Em algumas organizações há, inclusive, um estímulo para a utilização dessas ferramentas – como e-mails, planilhas, relatórios, vídeo conferências, etc.

Já na gestão lean há outro tipo de mentalidade. Como se trata de um modelo de gestão que prioriza ir ao gemba – ao local onde ocorre o trabalho, onde acontece a produção, a agregação real de valor, para ver os problemas com os próprios olhos –, é natural a tendência a haver uma comunicação mais presencial entre as pessoas, sempre que isso for possível.

No sistema lean há, inclusive, um conceito muito específico que, de certa forma, estimula as pessoas a conversarem presencialmente sobre os problemas. Trata-se do “nemawashi”, uma expressão japonesa que pode ser traduzida como “preparar o solo para o plantio”.

Trata-se da prática que preconiza que, antes de elaborar um projeto ou executar uma ação, é preciso conseguir a aceitação, a pré-aprovação acerca disso com as pessoas envolvidas. Assim, um gestor lean, antes de fazer qualquer coisa, deverá contatar as pessoas para explicar a elas as ações, colher opiniões e visões, coletar informações adicionais que possam melhorar o que se quer fazer, reconhecer resistências e reformular prioridades.

Ou seja, preparar o terreno para que, quando se execute a ação, haja o mínimo possível de resistências ou falta de apoio, diminuindo, consequente, os retrabalhos e as chances daquilo não funcionar.

E para se fazer um bom nemawashi, nada melhor do que falar pessoalmente, olho no olho, ao vivo... porque, segundo os teóricos da comunicação, trata-se do jeito mais “quente”, mais completo e mais rico de se comunicar. Embora, muitas vezes, isso não seja possível, dadas as condições estruturais e ambientais, no sistema lean a comunicação pessoal é sempre uma prioridade natural desse modelo de gestão. Sempre que for cabível, é preciso ir ao gemba: ver com os próprios e também “conversar”, ouvir as pessoas nos seus locais de trabalho, para entender seus pontos de vista, dificuldades etc..

Já numa gestão mais tradicional é comum, por exemplo, as pessoas trabalharem uma ao lado da outra, mas se comunicarem mesmo por email. Ou então, se informarem sobre um problema por meio de relatórios e planilhas “frias”, sem jamais ter ido, de verdade, ao local onde ocorrem as falhas para falar com as pessoas envolvidas e saber a opinião delas.

Se na sua empresa isso ocorre, se as pessoas só se comunicam usando tecnologia e sempre à distância, mesmo em ambientes onde poderia ocorrer um relacionamento mais presencial, saiba que seu modelo de gestão está perdendo uma excelente oportunidade. A de tornar os trabalhadores muito mais eficientes porque se comunicam “olho no olho”.

*Flávio Picchi é presidente do Lean Institute Brasil e Prof. Dr. da Unicamp

Anterior
Principais benefícios do marketing digital para pequenas...
Próximo
Aumentar as vendas mobile? Saiba como lidar com os...
 Voltar ao site
feed icon
Foto do perfil
Cancelar
Uso de cookies
Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação, a segurança e a coleta de dados. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies para publicidade e análise. Você pode alterar suas configurações de cookies a qualquer momento. Saiba mais
Aceitar todos
Configurações
Rejeitar Todos
Configurações de cookies
Cookies Necessários
Esses cookies habilitam funcionalidades essenciais, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Esses cookies não podem ser desligados.
Analytics Cookies
Estes cookies ajudam a entender melhor como os visitantes interagem com nosso site e ajudam a descobrir erros.
Preferências Cookies
Estes cookies permitem que o site se lembre das escolhas que você fez para fornecer funcionalidade e personalização aprimoradas.
Salvar