Voltar ao site
Como o atendimento humanizado pode ser relevante?
18 de fevereiro de 2020

Para continuarem vivas no mercado, as empresas precisam se desfazer dos estereótipos e começar a promover interações únicas para os consumidores. Algumas das práticas mais recomendadas em cada etapa são:

Descoberta

Usar linguagem emocional no primeiro contato do usuário com a marca pode aumentar o cadastro de leads.

Consideração

Para conseguir maior engajamento do lead com a marca, é importante explorar os benefícios, as funcionalidades e as utilidades dos serviços e produtos da empresa.

Decisão

Nesse momento, propor vantagens financeiras, como promoções, redução de mensalidades e cupons são formas de conseguir levar o consumidor à compra.

Retenção

Promover conteúdos que possam valorizar a experiência do usuário com o produto ou serviço melhora o relacionamento do cliente com a marca.

Quais são os passos para aperfeiçoar a humanização?

Os passos fundamentais para conseguir desenvolver uma abordagem de people marketing na sua empresa são:

Reunir informações sobre os visitantes

Tente utilizar formulários de contato, conteúdos e blog para capturar informações que possam identificar o lead. Vale lembrar que você deve obedecer a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Analisar o perfil

Depois de identificar os leads, é útil monitorar a navegação deles. Assim, você terá acesso aos interesses e preferências que poderão mostrar qual é a fase em que cada cliente está na jornada e qual é o perfil de consumo das pessoas. Usuários que persistem na página de blog podem ter expectativas diferentes dos que consultam a página de preços. Essas informações são úteis para entender como e quando abordar os leads.

Segmente a base

Diferentemente do que acontece no funil tradicional, o people marketing trabalha com ultrassegmentação. Dessa forma, quanto mais específico for o interesse do seu cliente, melhor será. Ainda que a quantidade de leads seja menor, você conseguirá atingir em cheio os desejos deles.

Use mensagens personalizadas

Com a ultrassegmentação, fica mais fácil abordar o consumidor como ele deseja. Assim, o conteúdo estará de acordo com as intenções do usuário. Lembre-se também de usar gatilhos mentais que despertem o desejo nos consumidores para realizarem a compra.