O Facebook é, hoje em dia, o principal canal de comunicação entre muitos clientes e empresas, além de ser também o responsável por gerar boa parte do tráfego para sites e blogs, em um movimento que só tende a aumentar. Assim, medir os resultados gerados por sua empresa nessa rede é a única real maneira de verificar a performance de suas estratégias de marketing digital a fim de otimizá-las cada vez mais, tirando o maior proveito possível de seu potencial. Mas você sabe como medir esses resultados? Pois confira agora mesmo nosso post de hoje e aprenda:
Defina objetivos e metas
Vendas, engajamento, visibilidade, conversões? E como você pretende chegar lá? Postando conteúdo, criando promoções, gerando conversas em torno de um determinado assunto? Tenha seus objetivos e suas metas muito bem delineados antes de sequer pensar nas métricas, uma vez que elas nada mais são que o reflexo direto do que você estabelece como prioridade para seu investimento.
“Nós não escolhemos investir ou não em redes sociais. A questão é o quão bem nós o faremos.” — Erik Qualman
Estabeleça as métricas certas
De acordo com os objetivos traçados anteriormente, você já pode definir quantas métricas forem necessárias para medir os resultados da sua empresa no Facebook. Mas lembre-se de que nem todas serão relevantes neste exato momento, ok? De qualquer forma, existem algumas métricas já consagradas, que certamente serão necessárias para que o negócio atinja seus objetivos. Confira algumas das mais importantes e universais:
Tráfego
Quanto de tráfego do seu site ou blog vem do Facebook? Esse número dirá se a rede social está — ou não — contribuindo para que você tenha mais visitantes, além de promover insights sobre os conteúdos que efetivamente geram resultados e, ainda, dar uma noção maior do que faz com que sua audiência interaja com você.
Envolvimento
Se o objetivo da sua empresa no Facebook é gerar engajamento, uma ótima maneira de medir resultados é verificar o envolvimento dos usuários com suas postagens. Quantas curtidas, quantos compartilhamentos ou quantos comentários foram feitos? Esses comentários eram bons ou ruins? Perceba que mensurar resultados não é só olhar os efeitos positivos da sua estratégia, mas, também, os negativos, que devem servir de aprendizado para, se for necessário, redirecionar sua estratégia a fim de gerar mais sentimentos positivos à sua audiência.
Conversão
Você está em busca de mais leads para seu negócio? Nesse caso, o número de conversões é o indicador perfeito para medir resultados no Facebook. Lançando uma promoção que exija o cadastro do e-mail do interessado ou, ainda, o login social do usuário, você capta informações importantes do público e cria uma base de dados sólida para investir em relacionamento, finalmente atingindo o objetivo inicial.
Buzz
Sua marca quer ser vista, conhecida e reconhecida? Medir o buzz — ou a repercussão — da marca nessa rede social também é um indicador relevante. Para isso, basta acompanhar os compartilhamentos e as menções e ficar de olho para ver quanta gente você consegue alcançar com cada uma das estratégias.
Para medir com eficácia os resultados da sua empresa no Facebook é preciso contar com uma ferramenta de monitoramento de qualidade, como o Google Analytics, Facebook Insights ou Scup, por exemplo. Além disso, vale lembrar que contar com uma equipe especializada em marketing digital pode fazer toda a diferença nesses resultados. Então o que ainda está esperando?