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Como guiar seu cliente pelo funil de vendas

Existe um caminho que todo potencial consumidor percorre até chegar à aquisição de um produto de fato

26 de junho de 2018

Entenda o conceito do funil de vendas

Por meio dele você conseguirá identificar em que estágio seu visitante se encontra, qual perfil possui e quais são os produtos e serviços oferecidos por sua empresa que podem vir a ser de interesse dele – naquele momento.

Resumidamente, por meio deste funil, você conseguirá coletar dados para fazer a gestão das leads, que são os contatos qualificados, para gerar vendas e aumentar a rentabilidade de seu negócio.

Os estágios do funil vão do topo, quando seu cliente é atraído, passando pelo meio, onde ele tem interesse e necessidade, chegando, finalmente, ao fundo, quando ele é efetivamente convertido no seu objetivo final por meio da ação. No primeiro estágio você tem um visitante curioso que pode se tornar um cliente de fato, desde que seja conduzido corretamente até o fundo do funil. Mas, você sabe como fazê-lo? Confira nossas dicas:

Utilize o marketing de conteúdo

Fornecer conteúdo adequado para cada fase do estágio de compra, sob medida para aguçar o interesse do visitante por assuntos relacionados ao negócio de sua empresa, é uma importante estratégia de aquisição e conversão de clientes.

O primeiro passo para alcançar o sucesso é investir em informações qualificadas para gerar credibilidade. Se o leitor perceber que o conteúdo não é relevante ao que ele busca, logo descartará o acesso e não dará prosseguimento à interação esperada. Por isso, atente-se e invista em marketing de conteúdo.

Que ferramentas eu devo usar?

Para o topo do funil, onde encontra-se o público geral, invista em blog posts, podcasts, assim como materiais ricos como ebooks e webinars, Newsletter e vídeos, contendo informações que provocarão no leitor a percepção de que existe “um problema a ser solucionado”.

Já no meio do funil, prossiga com estes mecanismos, mas já informe a ele “que existe uma solução para o problema anteriormente identificado”. Nesta etapa, utilize cases de mercado, para que ele perceba concretamente o que ganhará ao efetivar o processo.

Quando o seu consumidor já estiver no fundo do funil, prestes a se tornar um cliente, crie estratégias para mostrar que ele é único, que você é capaz de resolver o problema ou saciar o desejo dele através do seu produto ou serviço. Invista em webinars privados e ofertas exclusivas para otimizar seus resultados e reforçar esta ideia.

Invista nas redes sociais

É impossível pensar em interação e não citar as redes sociais como o Facebook, o Twitter, o Instagram, o Linkedin, dentre outras. O importante, aqui, é que você identifique quais delas têm perfil mais adequado ao seu negócio e estimule seus seguidores a comentar, compartilhar e curtir seus posts. Produza conteúdos atrativos com links para seu site e dissemine-os em suas redes sociais.

Faça a gestão e a mensuração dos resultados

Lembre-se, contudo, que de nada adianta investir em estratégias de marketing digital se você não fizer a gestão dos dados e dos resultados deste investimento. Identifique o que é funcional para a conversão, o que precisa ser modificado, e quais novas ações poderão ser efetivadas para buscar aquele público que ainda não está percorrendo as etapas do funil de vendas. E não se esqueça que as mudanças no cenário virtual são frequentes. Por isso, esteja vigilante a todas as tendências do mercado.

Tenha em mente que a atração e o engajamento são os primeiros passos para reter os seus clientes.