Esta prática tem enormes benefícios para as suas campanhas de marketing, dando-lhe uma forte personalidade e presença à sua marca sem perder o toque simpático, coloquial e bem-humorado que mais o aproxima do seu potencial público. Para isso, é essencial que você conheça seu público de perto. Depois disso, basta escolher o meme da campanha corretamente e o sucesso é garantido. Tem em conta que:
- Os memes têm a natureza de serem virais em si mesmos;
- Eles atraem facilmente a atenção do seu público, sendo capaz de gerar ideias colaborativas interessantes com os usuários;
- Eles são uma estratégia ideal no planejamento da estratégia em redes sociais por causa de sua natureza visual e marcante;
- Às vezes eles atraem muito mais likes, tráfego e links do que um conteúdo mais extenso e elaborado
- Eles são muito fáceis de fazer e exigem apenas alguns segundos.
Agora é a hora de começar a pensar em qual será seu próximo meme …
Você já tem a campanha e a mensagem que deseja comunicar em mente?
Então se liga nas dicas que nós preparamos para a sua campanha ser um sucesso usando essas imagens engraçadas!
- É essencial que o meme seja inovador e criativo. Para isso, você pode usar a ferramenta Google Trends, que permite saber o que é tendência no momento.
- Se você pegar o meme da Internet, pare para pensar sobre o verdadeiro significado dele ou mostre aos colegas de trabalho para obter uma segunda opinião. Tenha em mente que não podemos prever qual será o significado do usuário. E o mais importante, para evitar mal-entendidos, isso deve ser legível e compreensível.
- Veja as cores, uma mensagem clara e simples que é fácil de lembrar. E finalmente no conjunto global da imagem. Quanto mais próximo você chegar de sua marca e as cores e estilo que a representam, melhor.
- Na rede existem inúmeras plataformas para criar memes. Você pode dar uma olhada nestes:
Uma imagem vale mais que mil palavras, mas … um bom meme vale mais do que todas as imagens juntas.
A verdade é que o uso de memes pode até determinar o sucesso ou o fracasso de sua marca. Os memes são o trampolim para alcançar o público digital que não espera mais mensagens formais e agressivas, mas, pelo contrário, imagens divertidas e informais que se prestam à divulgação. Encontrar o meme ideal para usar em sua próxima campanha é tão simples quanto conhecer o seu público por completo, saber o que ele gosta, o que é engraçado, o que ele está falando em suas redes sociais. Quanto mais estreita for a linha que separa a organização do consumidor, mais fácil será criar campanhas que realmente deixem uma marca nela.
Não devemos esquecer que a internet é principalmente visual. As pessoas visualizam e verificam a tela do celular ou computador. Com todos esses fatores em mente, é hora de começar a pensar em seu próximo meme …