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Cliente Melindrado!!
Para gerar novos resultados, você precisa fazer coisas novas, diferentes.

15 de agosto de 2019

Muitas empresas estão em dificuldade, empresários passando sufoco para equilibrar as contas e não quebrar, enquanto colaboradores passam sufoco com medo de ficarem desempregados e não conseguirem sustentar suas famílias.

O desemprego é uma realidade no nosso país, não existe como negar o fato. Precisamos é deixar de melindre, encarar o tema e buscar uma solução. Focando na resolução, e não no problema, trazemos uma visão positiva do que eu acredito que gestores e profissionais deveriam fazer para se livrar da nuvem negra da crise.

Enxugue sua máquina

Começando, sempre, pelo topo da pirâmide: o empresário e gestor. Você, que tem uma equipe a liderar. A primeira coisa a ser feita, hoje, como administrador de uma empresa é: enxugar a sua máquina. Mas, você sabe o que significa quando falo em “enxugar a máquina”?

É retirar o máximo de excesso que sua empresa tem, em todos os fatores. Você precisa deixar sua empresa e suas operações leves.

Durante o período de crescimento da crise, muitas empresas apresentaram queda no faturamento. Negócios que, antes, iam bem e que caíram seu faturamento. Na posição de consultor de empresas, noto que, em muitos casos, existe uma diferença óbvia entre a empresa vender, e o cliente de fato comprar dela.

Muitas empresas são pegas na armadilha: acham que vendem seus produtos e serviços, mas, na verdade, as pessoas é que compram. O cliente é o pilar. Se o cliente deixar de comprar, você deixa de vender. Mudar a visão do seu negócio é o segredo para superar a crise.

Caso o seu cliente pare de entrar na sua loja, caso pare de comprar o seu produto ou serviço, você com certeza vai sentir esse efeito no seu faturamento, diretamente. Nesse caso, a primeira coisa que precisa fazer é “enxugar a máquina”, reduzir os gastos extras das operações. Você pode estar, por exemplo, pagando juros altos em adiantamento de caixa. Descubra onde a torneira está aberta e feche-a, imediatamente!

Próximo passo: aprender a vender. Você, que acompanha a crise, já sabe que o cenário está negativo, mas, apesar disso, adote uma postura otimista! Perceba que há empresas se reinventando e conseguindo novos resultados, apenas saindo da mesmice, do que todos já vêm fazendo.

Capacite-se

Por isso mesmo que você, empresário, gestor, não deve desistir ou se desesperar. Mantenha a calma, abrace o novo momento, você, empresário, tem como sair da crise. Existem várias formas disso e, caso não esteja conseguindo, peça ajuda! Não é vergonha buscar ajuda e soluções para resolver os problemas da sua empresa. Não seja o empresário rambo, que “mete a faca na boca, a faixa na cabeça e saí desbravando o mercado sozinho”.

 

A ajuda pode vir de vários lugares: um amigo, uma consultoria, um curso. O importante é capacitar-se para buscar novas formas de fazer funcionar.

 

Lembre-se: o que você está fazendo hoje, gera o resultado que você já tem. Para gerar novos resultados, você precisa fazer coisas novas, diferentes.

 

Se a sua empresa não vende mais como antigamente, por que, antes, tinha demandas de clientes e, agora, sofre queda de fluxo e de faturamento, é hora de gerar estímulo! O seu público de hoje também não é mais o mesmo. Você precisa gerar no consumidor uma necessidade de aquisição de seu produto ou serviço. Existem técnicas e ferramentas para isso.