Estamos falando sobre branding, ou gestão de marcas: um conjunto de ações estratégicas que objetivam não apenas dar visibilidade a uma empresa e suas marcas, mas trabalhar para que a percepção do consumidor em relação a ela seja associada aos valores e objetivos estratégicos de mercado.
Para as empresas que desejam investir na imagem e reputação de suas marcas, conteúdo, muitas dúvidas e mitos acompanham a decisão. Por isso, para que você entenda de uma vez por todas o que é ou não verdade sobre branding, selecionamos algumas das dúvidas mais recorrentes para esclarecê-las:
Branding e propaganda são a mesma coisa?
Mito! Branding, como explicamos, é um conjunto de ações que visam construir uma imagem e reputação para a marca com base em experiências proporcionadas. Ou seja, você pode até querer que a sua marca seja vista de uma determinada forma, mas quem decidirá por isso não é você, mas os seus clientes e a percepção deles em relação à sua marca. Só por isso você já percebe que o branding é completamente diferente da propaganda, que tem um cunho de vendas direto, por discursos curtos e imagens de impacto para o público certo, no canal certo.
Campanha de Branding
Por isso, se você está investindo em propaganda acreditando ser essa uma estratégia de construção e reputação da marca, é melhor rever seus conceitos e até mesmo procurar por profissionais que contribuam para os resultados da estratégia.
O branding pode ajudar a aumentar minhas vendas?
Isso não apenas é uma verdade, como gera inúmeros benefícios para as marcas. Além de auxiliar no aumento das vendas diretas e indiretas, o branding ainda ajuda a fidelizar clientes e, consequentemente, a reduzir os investimentos com publicidade, propaganda, dentre outras ações de marketing. Isso porque seus consumidores passam a ser embaixadores da marca, defendendo-a em situações de crise e, claro, indicando-a a sua rede de contatos expontânea e gratuitamente.
Apenas grandes empresas podem, devem ou conseguem investir em branding?
Mito! Mito! Mito! Apesar de ser um trabalho um pouco mais demorado para se perceber e mensurar um ROI (Retorno sobre o Investimento) atraente aos olhos de diretores e pessoas de maior peso nas decisões da empresa, é preciso entender que o branding se trabalha nos mínimos detalhes: desde a ambientação de um ponto de vendas até o discurso de relacionamento da marca com seus consumidores. Sim, com um bom orçamento você pode ousar e acelerar os resultados, mas não é isso que determinará o sucesso da construção da imagem e reputação da sua marca.
A sua dúvida não foi respondida entre em contato conosco. Além de esclarecê-las, podemos ajudá-lo com dicas e orientações importantes para o sucesso de seu negócio!