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Um bom feedback geralmente leva ao sucesso individual, da equipe e da empresa como um todo

2 de maio de 2019

O papel de um gerente ou líder de pessoal no local de trabalho atual está mudando de um tradicional chefe de “comando e controle” para ser mais um coach de desempenho, que é exatamente o que os funcionários de hoje têm dito que querem, de acordo com pesquisa recente da Gallup.

O coaching de desempenho é um processo contínuo de conversas e check-ins que orienta os comportamentos e as contribuições de pessoas e equipes no local de trabalho e fornece feedback oportuno, orientação e oportunidades de desenvolvimento de habilidades para atingir metas individuais e organizacionais. É uma mudança significativa em relação à mentalidade de "definir e esquecer" que se tornou muito comum ao definir metas dos funcionários.

O gerenciamento de metas é mais do que apenas atribuir objetivos e revisar o desempenho do funcionário durante a revisão anual. Trata-se de revisitar e rever frequentemente estas metas, acompanhando o progresso, celebrando sucessos, identificando e discutindo desafios e obstáculos e reconfirmando ou ajustando o seu plano de jogo ao longo do caminho. Dessa forma, garantimos que nossos funcionários conheçam e compreendam as expectativas de desempenho, estejam preparados para o sucesso e sejam capazes de executar o plano de jogo.

Agora, os gerentes também precisam de ferramentas, desenvolvimento e estrutura para permitir que seus funcionários tenham um bom desempenho e atinjam seus objetivos, começando com um plano.

Planeje ganhar, jogue para ganhar

Os gerentes podem planejar ganhar trabalhando com seus funcionários para desenvolver e executar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas no tempo. A definição de metas colaborativas fornece aos gerentes uma ótima visão de como aproveitar os pontos fortes de um funcionário para ajudá-los a alcançar suas metas. Também garante que os funcionários tenham voz na definição de expectativas de desempenho justas, relevantes e desafiadoras.

A definição eficaz de metas não só ajuda os funcionários a atingir seus objetivos; também melhora o engajamento dos funcionários, aumenta a produtividade, aumenta a motivação, reduz os custos e proporciona um nível elevado de foco em toda a empresa.

Enquanto apenas 30% dos funcionários concordam fortemente que seus gerentes os envolvem na definição de metas, esses indivíduos têm 3,6 vezes mais probabilidade do que outros funcionários de se envolver no trabalho, de acordo com o relatório "Estado do local de trabalho americano" de 2017 da Gallup.

Para atender e exceder as metas acordadas, os gerentes e funcionários precisam se engajar em um diálogo contínuo. Os check-ins semanais ou mensais são ideais (e podem variar dependendo do que é realista para sua organização). Mas as revisões anuais simplesmente não são suficientes, porque muito pode acontecer dentro de um período de 12 meses.

Adotar uma cadência de check-ins de desempenho contínuo, coaching instantâneo, oportunidades de desenvolvimento, feedback e reconhecimento pode ajudar a identificar lacunas de habilidades, manter metas individuais alinhadas às metas organizacionais e monitorar o progresso das metas.

Capacitando seus MVPs no campo

Fomentar uma cultura de feedback, desenvolvimento e engajamento ajuda a evitar a grande armadilha que beira os objetivos mais bem-intencionados: a armadilha “muito ocupada”. Outras prioridades concorrentes consideradas mais importantes frequentemente deixam o feedback regular de lado em uma relação tradicional entre gerente e funcionário.

No entanto, quando o gerente aplica o coach de desempenho e capacita o funcionário a assumir um papel ativo em seu próprio desenvolvimento e metas, os gerentes acabam diminuindo a responsabilidade como um chefe e aumentando a responsabilidade como coach e líder de equipe. O coaching de desempenho, habilitado pelas ferramentas certas, também ajuda a capacitar os funcionários a impulsionar seu próprio progresso de conquista de metas.

Tanto os gerentes quanto os funcionários podem usar o sistema de gerenciamento de talentos da organização para acompanhar o progresso da meta, solicitar feedback adicionando comentários ou atualizações de status e documentar pensamentos, ganhos e desafios. Os gerentes podem definir alertas para acompanhamento, monitorar facilmente o progresso de seus funcionários e resolver as lacunas de habilidades ou de alinhamento em suas reuniões individuais. A ascensão dos aplicativos de gerenciamento de talentos móveis também permite o treinamento a qualquer momento, em qualquer lugar. Gerentes e funcionários podem interagir e permanecer conectados de uma maneira que funcione melhor para o relacionamento - evitando ao mesmo tempo a fadiga das interações.

Profissionais de alta performance querem ver seus treinadores dedicando tempo para colaborar no gerenciamento contínuo de desempenho e reconhecê-los por seus esforços ao longo do caminho.

Comemorando e premiando desempenho ganha

Conversas e check-ins regulares estão no centro da conquista de metas, mas a importância do reconhecimento dos funcionários e da comemoração do desempenho não pode ser subestimada. As pessoas que se sentem reconhecidas e valorizadas são naturalmente mais motivadas, comprometidas com seu trabalho e dispostas a percorrer essa milha extra.

Não subestime o poder do feedback positivo; os coaches de desempenho que regularmente dão feedback baseado na força têm os funcionários mais engajados, enquanto os funcionários que recebem feedback construtivo estão um pouco envolvidos. Não é surpresa que uma falta total de feedback resulte em níveis muito baixos de envolvimento dos funcionários.

Oferecer feedback em tempo real e celebrar vitórias na forma de crachás, pontos resgatáveis para recompensas tangíveis e impressões entre colegas são formas divertidas e significativas de demonstrar aos funcionários que suas contribuições estão sendo reconhecidas e apreciadas.

Jogando nas grandes ligas

Organizações de alto desempenho sabem que, quando jogam para ganhar, não dão desculpas quando se trata de priorizar o desenvolvimento para atingir as metas. Com os gerentes e funcionários claros sobre a meta e alinhados para alcançá-la, as organizações podem permanecer ágeis, adaptando-se facilmente às prioridades de negócios em constante mudança, gerando resultados comerciais positivos.

O coaching de desempenho regular e contínuo, impulsionado por reuniões individuais, ajuda os funcionários a entender o que está indo bem e onde eles podem ter um impacto maior em seus projetos, em suas funções e, por fim, em suas carreiras. Essas práticas demonstram aos funcionários que seus gerentes estão investidos em seu sucesso.

A melhor parte disso tudo? Quando estiverem na zona final, saberão exatamente como chegaram lá.