Voltar ao site

Tratar pessoas, não só doenças.

Gerar empatia desde o primeiro contato.

30 de agosto de 2019

Poucas atividades dependem tanto da reputação do profissional que a exerce como a Medicina. Desde os tempos em que o xamã era procurado, aquele médico dos reis, ou o curandeiro de quem se ouvia falar sobre feitos milagrosos – quase sempre cheirando a embuste – mas que para muitos deixavam a percepção de verdadeiros. Hoje, a tecnologia revolucionou tudo isso. A modernidade trouxe informações em tempo real. É mais rápido descobrir qualquer informação pelo Facebook e o Twitter do que pela televisão e jornais impressos.

Nestes tempos em que até o jornalismo vive uma crise devido ao excesso de velocidade, a imagem dos médicos, como a de qualquer profissional, está exposta constantemente em uma vitrine. Há inúmeros riscos para reputação do profissional que negligencia o que pacientes falam sobre ele na Internet. É o que comprova um estudo intitulado “Paciente 4.0” produzido pela Doctoralia com pacientes do Brasil e de outros cinco países. Um exemplo: os médicos mais bem avaliados na plataforma Doctoralia (com 5 estrelas) são os que disponibilizam 95% do espaço de suas agendas para marcação online de consultas para os pacientes.

O risco à reputação médica com a exposição na rede produziu efeitos similares em profissionais de todos os países. Podemos concluir que o primeiro desafio é ter opiniões a seu respeito, e depois conseguir que elas sejam favoráveis. Neste estudo, o paciente avalia a "conveniência" do profissional. Nunca houve tanta evidência quanto ao tratamento dos pacientes, a atenção oportuna e resolução de dúvidas por parte dos profissionais para tornar a experiência de ir ao médico mais agradável. O prêmio para o profissional que valoriza tudo isso é o futuro reconhecimento.

Médicos, assim como qualquer profissional que dê o melhor de si mesmo, não devem temer as opiniões. Mas, como em qualquer atividade humana no século 21, devem promovê-las, aprender com o que os pacientes descrevem no ambiente on-line, corrigir eventuais erros e entender que a interação é a semente da reputação médica nos tempos das mídias digitais. Sem medo. Pautado na verdade. Com um desejo legítimo de escutar para melhorar. Bem-vindos à nova economia!

Cadu Lopes - Plataforma Doctoralia - Brasil, Peru e Chile