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Investimento em campanhas de marketing no meio digital, quanto investir?

10 de abril de 2018

Muitos empreendedores e gestores, tanto de pequenas quanto médias empresas, desconhecem as métricas utilizadas para mensurar o retorno de investimento em campanhas de marketing no meio digital. Na maioria dos casos, não é culpa deles não ter esse conhecimento, pois há alguns anos eram conhecidos poucos ou nenhum meio capaz de atribuir sucesso ou fracasso a uma campanha.

Mas os tempos mudaram e atualmente, a intuição não é mais a única parceira que um gestor deve ter seu ao lado na hora de planejar estratégias e também na hora de calcular se o esforço realizado teve um retorno positivo. Para ajudar nessa tarefa, existe o ROMI. Saiba mais sobre isso agora!

O que é ROMI?

É sigla em inglês para Retorno sobre o Investimento em Marketing, é uma métrica que contribui para aprimorar o entendimento de gestores sobre a efetividade das estratégias de marketing de suas empresas. Ele é um desdobramento do ROI (Retorno sobre Investimento), representada pela fórmula ROI = (Lucro do investimento - Custo do investimento) / Custo do investimento.
 

Assim, se você desconfia de que o Marketing não está realmente entregando bons leads, ou seja, que com grande chance não vão realmente se converter em clientes; acha que Marketing e Vendas não estão alinhados no que se refere ao planejamento estratégico de vendas; ou não está convencido pelas métricas de vaidade do seu negócio, uma boa solução é começar a medir o ROMI.

Por que medir o ROMI?

O empresário americano John Wannamaker certa vez disse: “eu sei que metade do meu orçamento para publicidade é desperdiçado, mas não tenho certeza de qual metade”. O empresário faleceu em 1922 sem conhecer um mecanismo efetivo que prevenisse os prejuízos que citava. Para não acontecer o mesmo, gestores devem entender que é preciso quantificar o retorno dos investimentos em campanhas de marketing no meio digital. Afinal, se um objetivo não é alcançado, é preciso questionar o meio e o processo utilizado com o intuito de reverter a situação.Para ter pleno conhecimento desse cenário, o ROMI é a métrica mais aplicável e com mais chances de oferecer um panorama mais acertado sobre as suas estratégias. Por meio dele é possível aferir se a campanha em mídias digitais desenvolveu-se de modo a gerar vendas do produto ou serviço. Assim, você saberá o que está funcionando ou não para sua empresa de forma realista.

Como medir o ROMI?

Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica que vai servir para todos os casos. É importante que os departamentos de marketing e vendas do seu negócio, ajustem essas idéias para a sua real necessidade. Para facilitar, vamos considerar para nosso cálculo a receita líquida, visto que a bruta inclui os custos de produção e distribuição.

Nossa conta fica assim:

Retorno líquido - Investimento em Mkt / Investimento Exemplo:Nos últimos 6 meses a Bonecos de Plástico SA gastou R$ 5.000 em conteúdos para Blog.

Esses posts retornaram 150 Leads, convertendo numa taxa de 10%, e gerando 15 clientes. Esses 15 clientes tiveram uma média de pedidos de 800 bonecos de plástico.

Os bonecos de plástico tem um custo (produção, logística etc) de R$ 1,00 cada e são vendidos a R$ 2,50 cada. Receita Bruta - Custos Produto = Receita Líquida(15 pedidos x 800 produtos x R$ 2,50)-(15 pedidos x 800 produtos x R$ 1,00)= R$ 18.000 (Receita Líquida - Investimento em Mkt) / Investimento = ROMI(R$ 18.000 - R$ 5.000) / R$5.000 = 260% Um ROMI de 260%, que quer dizer que cada Real gasto em conteúdo para o Blog trouxe um retorno de R$ 2,60. Nada mal!!