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Engajando sua audiência nas redes sociais

17 de maio de 2018

Interação ao vivo certamente é bem diferente da interação através das redes sociais. Quando você está perante uma outra pessoa, a comunicação acontece baseada em um conjunto de ações: gestos, tom de voz, postura. Mas quando o contato é feito pela rede, você precisa pensar que quem está do outro lado fica à mercê da livre interpretação. Um texto, uma imagem ou até um vídeo não têm o mesmo poder cativante de uma conversa “téte à téte”. A rede social é uma ferramenta, um canal, um meio de comunicação - comunicação essa que é feita de pessoas para pessoas. E a audiência é composta de pessoas com vários tipos de comportamentos, necessidades, problemas e personalidades. Aí você para e pensa: “como me comunico com tantas pessoas diferentes?”

Podemos fazer uma comparação com a boa e velha pirâmide de Maslow. Quem não lembra daquele gráfico com formato piramidal que demonstra de forma muito clara que a base, a fundação para o bem estar de um ser humano começa com necessidades básicas, fisiológicas; depois depende de segurança, relacionamento, estima, até a realização pessoal? Esse gráfico virou referência de motivação para as pessoas e já foi adaptado para vários segmentos. Porque é claro, objetivo e simples.

E o engajamento nas redes sociais se encaixa perfeitamente neste mesmo conceito

Na base da pirâmide, está a presença nas mídias sociais. Certamente primeiro você, sua marca, sua empresa, seu produto; precisa estar presente nas mídias para ter visibilidade, para estar acessível ao público de forma geral.

Uma vez presente, começa a construção da reputação: como qualquer marca, qualquer identidade, tem que haver uma consistência na comunicação, no teor das informações e assim o público vai reconhecendo o seu estilo e de acordo com o interesse, vai ocorrendo a segmentação.

Através dessa identificação por parte do público, que vão se tornando seguidores, algumas dessas pessoas não vão simplesmente lhe seguir - vão se identificar de tal forma que vão se tornar embaixadores, representantes de sua marca.

No que um grupo de pessoas começam a compartilhar seu conteúdo, endossando-o, começa a haver engajamento das pessoas com suas postagens, suas publicações, suas ofertas. Pode-se dizer que de fato houve uma conexão do público, agora seu público alvo com a sua proposta. E então, como não poderia deixar de ser começa a haver influência da sua marca na vida dessas pessoas e na vida daquelas que vão sendo atingidas pois fazem parte da rede dos seus representantes. A informação vai viralizando, se multiplicando e atraindo mais adeptos. Mas dessa forma a chance de ser “spam” se torna menor porque entende-se que àqueles que estão relacionados à “tribo” deste embaixador tenham os mesmos interesses, as mesmas necessidades e precisem das mesmas soluções.

O sucesso no engajamento de pessoas nas redes sociais depende de uma exposição constante, consistente e qualificada nas redes sociais.

Caso você tenha uma ideia de negócios, mas não tenha validado o problema e desejar receber orientação personalizada para o seu projeto, mande um WhatsApp: 21994709156 ou Skype: moscadsn.