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Criativa e com um grande potencial de crescimento, falta produtividade.

O que fazer?

21 de agosto de 2018

Você finalmente conseguiu reunir uma equipe de marketing qualificada, criativa e com um grande potencial de crescimento, mas falta produtividade. O que fazer?

Isso não é um caso raro no meio corporativo, e o problema pode estar na gestão. A produtividade da equipe de marketing depende de uma série de fatores, como a definição de metas e um diálogo constante com o time. Vamos conferir?

1. Estabeleça metas compartilhadas

Estabelecer metas é o primeiro passo para aumentar a produtividade da equipe. Mas muitos gestores cometem erros na gestão do marketing e pensam em metas antes mesmo de conhecer o trabalho do time, o que acaba gerando objetivos difíceis, ou até mesmo impossíveis de serem alcançados.

 

Quando a sua equipe participa da elaboração dessas metas e concorda com a viabilidade delas, é mais fácil cobrar depois. Anote também essas dicas:

priorize tarefas de acordo com o seu grau de urgência;
não sobrecarregue os funcionários e defina bem a função de cada um;
considere utilizar ferramentas online de gerenciamento, como o Trello ou o Asana;
pense em contratar uma agência de marketing para fazer esse trabalho por você.

2. Otimize o tempo gasto com reuniões

Sabia que pelo menos 64% das reuniões são desnecessárias?

É o que revela a pesquisa da Triad Consulting, e isso gera um desperdício de R$ 500 mil a cada 100 funcionários!

Para otimizar as reuniões, seja objetivo e elabore uma pauta a ser resolvida. Também dê espaço para a sua equipe se pronunciar e dar a sua visão em relação ao tema abordado.

Se deseja apenas informar algo, por que não utilizar o e-mail? Afinal, o tempo gasto com reuniões desnecessárias poderia ser empregado em alguma atividade mais produtiva.

3. Seja flexível

Impor regras rígidas pode não ser a melhor opção para aumentar a produtividade da sua equipe de marketing. Ao invés disso, mantenha uma conversa franca sobre o uso das redes sociais na hora do trabalho e sobre outros pontos que considerar importantes.

É melhor conseguir a participação do seu time com diálogo e respeito mútuo do que com imposições fundamentadas naquilo que você acha correto.

4. Deixe a sua equipe informada

Faça a sua equipe saber sobre a importância do trabalho do marketing dentro da empresa. A ideia é fazê-la entender que é parte de um todo e que o seu trabalho é uma engrenagem necessária para o funcionamento da empresa.

Não esconda informações do seu time, faça-o conhecer o desempenho do seu negócio. Colocar a equipe de marketing a par do que está acontecendo vai fazê-la se sentir como parte importante da empresa.

5. Invista na comunicação interna para melhorar a produtividade da equipe de marketing

Os problemas relativos à comunicação interna são uma das grandes causas da improdutividade entre funcionários no Brasil, de acordo com o que diz a pesquisa da Proudfoot Consulting.

Lembre-se que de nada adianta estabelecer metas se você não comunicá-las da forma correta. A produtividade da equipe de marketing depende de uma boa comunicação de ambas partes!