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“Conteúdo é Rei”, essa frase é familiar para você?

11 de maio de 2018

Hoje vou te mostrar que se você não souber como criar conteúdo de qualidade, essa frase conhecida não vai surtir efeito algum para seu negócio.

Provavelmente você já ouviu falar que o conteúdo é centro de uma estratégia eficiente de Inbound Marketing, certo?

Por isso, um dos passos mais promissores para a sua empresa é levar em consideração a criação de um conteúdo de qualidade para seu negócio!

Mas vale destacar que esse conteúdo não pode ser qualquer um – ele dever qualitativo e inteligente para que se possa engajar ainda mais sua audiência.

Porém, um dos grandes pontos de dúvida refere-se a identificação de um bom conteúdo – você sabe?

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Pois é importante salientar que existem diversas premissas básicas que podem ser utilizadas em diversas situações, como um texto bem estruturado, informações com embasamento e consistentes, formato interessante, entre outros.

O ponto é que essa concepção de qualidade pode ser muito relativa, pois o que é ideal para você não é necessariamente ideal para outras pessoas, e vice-versa.

Mas então qual o caminho mais indicado para a sua empresa? Se você quer entender melhor sobre esse assunto, confira tudo o que precisa saber nesse artigo!

Como criar conteúdo de qualidade e segmentado

Antes de qualquer coisa, é interessante que se entenda exatamente o que é conteúdo segmentado.

De maneira geral, pode-se afirmar que é um tipo de presente que você fornece aos seus leads, como se fosse um agradecimento a toda confiança recebida e depositada na sua empresa e isso se dá ao momento que elas fornecem suas informações.

Esse pequeno, mas importante, presente pode ser ótimo, bem feito e até mesmo muito informativo, porém genérico – podendo fazer com ele se engaje ou não.

Mas, quando se trata de um presente considerado único, totalmente elaborado com base nele e no que ele realmente pode julgar como essencial, aí sim não poderá passar batido!

De maneira bem simples, quando segmentamos um conteúdo estamos nos direcionando a um “micro audiência”, que pertence a sua audiência total.

Trata-se de aproveitar bem o senso de oportunidade e acompanhar o comportamento dos seus leads – o que mais desperta interesse, engajamento, permanência, retorno, etc.

São os comportamentos que poderão orientar o que é mais interessante para cada perfil e nicho de atuação.

Para exemplificar melhor procure pensar que se você é uma pessoa que possui interesse em Marketing Digital e encontra um conteúdo que seja totalmente direcionado para o seu tipo de negócio, provavelmente você irá acessá-lo e se interessar por tudo que estiver sendo disponibilizado nele – muito mais do que se fosse impactado por um conteúdo que fosse mais genérico e não fosse tão segmentado!

Seguindo essa linha de entendimento, além de compreender de maneira mais eficiente a sua audiência e até mesmo ofertar soluções que sejam muito mais personalizadas também será possível gerar leads que sejam muito mais qualificados para aprimorar suas vendas.

Isso porque eles poderão entender mais rapidamente, por meio do seu conteúdo segmentado, que os seus serviços ou produtos podem ser extremamente eficientes para resolver e até mesmo sanar seus eventuais problemas.

E sabe o que acontece? – ocorre que a sua taxa de conversões bem como a sua eficiência nos processos de vendas conseguiram atingir resultados ainda mais positivos!

Como criar o seu conteúdo segmentado e obter ainda mais sucesso?

Agora que você já tem uma boa base acerca do conteúdo certo para sua audiência e a importância de segmenta-lo precisa entender como identificar quem são os “micro públicos” dentro do seu público alvo.

O primeiro ponto que você precisa entender nesse caso é que não há a necessidade de se atirar no escuro – esse geralmente é o principal caminho que grande parte dos empreendedores acredita ser necessário – mas não é bem assim!

Para tanto, confira a seguir algumas dicas que poderão lhe inspirar e ajudar na criação de um conteúdo totalmente segmentado sem que não tenha uma previsão exata de qual é o melhor caminho:

Procure conhecer seu público e oferte o conteúdo ideal para ele

Toda e qualquer estratégia que seja iniciada sem levar em consideração o total conhecimento de um público alvo pode estar fadada ao erro e a uma série de incertezas.

Por esse motivo é primordial que você estabeleça a criação das personas. São essas personas que deverão representar o seu “micro-público alvo”

Suponha que você tenha um software para realizar gestão de projetos e que ele atenda desde médias empresas a pequenas empresas – nesse caso você possui margem para estabelecer dois tipos de personas diferentes, sendo que uma poderá representar o público das pequenas empresas e a segunda o público das médias empresas.

Leve em consideração também incluir a essas personas todas as informações que conseguir, podendo ser o nome completo, idade, cargo ou até mesmo questões que possuam relação com o seu negócio e a sua realidade.

A voz da sua marca pode guiar você!

Antes de tudo – você sabe o que é a voz de uma marca? Pois saiba que se trata de um tipo de personalidade referente à empresa e pode ser caracterizada por meio de um simples adjetivo.

Essa “voz” possui vários tons diferentes que ajudam a refinar a sua percepção final.

Para deixar claro, pode-se inclusive fazer um tipo de paralelo com a própria voz humana.

Nós possuímos uma voz única, porém possui diversos tons diferentes que podem variar por conta de uma determinada situação onde é necessário se comunicar.

Quando o seu target entra em contato com o seu negócio, independente de ser com o objetivo de realizar uma compra ou somente ter acesso ao conteúdo proposto, ele tem a expectativa de ter um relacionamento com a sua marca, que pode ser breve ou até mesmo por um longo período.

Mas para que isso seja possível, ele precisa se sentir representado de alguma maneira pela sua marca, ou seja, precisa ter a impressão que as visões e conceitos atrelados à sua empresa estão alinhado com a sua própria crença.

Diante desse fator, é essencial que a sua empresa deixe evidente quais são os principais objetivos, visões e valores que você possui e procurar se comunicar com seu publico sempre proporcionando a devida atenção acerca dos seus comportamentos.

Diversifique seu conteúdo e adapte o seu segmento a vivencia do seu cliente

Você não se resume somente a um empreendedor! – em muitos momentos da sua vida você também é um cliente e por isso é importante colocar essa sua vivencia sempre em ação!

Quando você, como cliente, acessa um site de uma determinada marca possivelmente quer que aquela empresa de certeza maneira converse com você, e quando isso não acontece possivelmente há a perda de interesse.

Isso provavelmente pode acontecer por alguns motivos, como você não pertencer ao público-alvo daquela empresa ou porque a comunicação não estava bem definida e alinhada com a sua audiência de maneira geral.

Portanto, para que isso não aconteça com a sua marca e para que você se dedique a criar o conteúdo certo para sua audiência, é fundamental que ocorra uma forte adaptação com relação às experiências dos seus usuários dentro do seu site ou blog.

Para deixar mais claro, tenha em mente que não adianta de maneira alguma agregar uma sobrecarga aos seus consumidores com relação ao conteúdo achando que somente assim eles poderão se interessar em efetivamente comprar algo.

Prefira no caso colher maiores informações sobre eles sempre tendo como base o seu tipo de comportamento no seu site para poder interpretar de maneira mais assertiva os seus desejos e expectativas.

 

Um bom exemplo pode ser dado ao se avaliar quais são os links e até mesmo páginas que efetivamente sejam mais acessados pelos seus potenciais clientes.

 

Esse tipo de iniciativa pode contribuir para que você possa averiguar quais são os conteúdos e informações mais visitados e também os assuntos que despertam maior interesse.

Outro ponto é que com essa mentalidade você adquire expertise para aprofundar ainda mais a sua percepção sobre alguns padrões, como:

Consumidores que acessem o conteúdo X possuem maior interesse também no conteúdo Y.

Consumidores que acessem o conteúdo W possivelmente se interessarão muito mais pelo conteúdo Z E aí por diante!

Simultaneamente procure sempre dar a devida atenção à maneira como o conteúdo é oferecido e se ele está de acordo com o que o seu publico de fato almeja.

Leve em consideração se o seu target realmente tem o hábito de ler, pois do contrário talvez seja mais eficiente trabalhar conteúdos diferentes do que são formulados em texto.

Outro ponto pertinente é som relação à formalidade e também a informalidade.

Se você identificou que uma boa parcela do seu público é muito mais formal, provavelmente os conteúdos que sejam elaborados com uma linguagem informal provavelmente não serão interessantes para ele.

Logicamente que é essencial sempre buscar oferecer o máximo de informações possíveis, levante em consideração sempre a qualidade, o valor e o total interesse que eles poderão atingir em meio ao seu mercado de atuação.

Em suma, procure sempre produzir diversos conteúdos para as suas personas identificadas, por que quanto mais você se dedicar à essa tarefa mais poderá criar oportunidades de conquistar boas informações sobre os seus públicos diferentes, agregando um conteúdo cada vez mais segmentado e assim atrair leads extremamente qualitativos.

Estimule seus público a se auto-segmentar

Provavelmente você possui um grande domínio acerca do seu nicho de atuação no mercado e também o seu público, mas impreterivelmente ninguém conhece melhor seus potenciais clientes do que eles mesmos!

Parece algo meio óbvio, mas você verá que faz total sentido!

Diante desse apontamento procure sempre que for possível solicitar a eles que seja feita uma auto-segmentação, bem como se classificarem e também apontarem quais são seus maiores interesses – sempre de maneira muito objetiva e sucinta.

Uma das maneiras mais eficientes de tornar esse cenário possível é por meio de um processo bem simples e bastante conhecido: a inscrição na newsletter.

Uma dica é aplicar essa solicitação de inscrição, por exemplo, na home do site ou demais páginas que sejam acessos principais, pois dessa maneira será possível estimular que as pessoas façam sua inscrição e se disponham a receber novidades do site e da sua marca.

Logo que a inscrição for feita, já se pode questionar o visitante sobre quais os assuntos ele deseja receber informações ou até mesmo a sua empresa pode disponibilizar outras versões de newsletter para se adaptar aos mais diferentes segmentos.

Outra opção são os formulários disponibilizados em uma Landing Page, por exemplo – se um visitante se dispõe a esse tipo de acesso certamente já possui um interesse no material disponível e provavelmente irá disponibilizar os dados solicitados para ter acesso ao mesmo – Nesse caso, seja estratégico e solicite informações que sejam estratégicas para a sua empresa!

Você pode solicitar dados essenciais para qualquer tipo de ação, como nome completo, e-mail, empresa, cargo, área de atuação, site, entre outros que achar conveniente solicitar.

Aplique alguns testes para identificar o que agrada seu público.

Pequenas mudanças, em muitos casos, podem representar grande diferencial para se faça a criação de um conteúdo muito mais bem aceito em meio a um determinado tipo de segmento.

Diante desse ponto, é interessante que o empreendedor se disponha a realizar alguns testes para identificar o que de fato agrada ou não a sua audiência.

Esse cuidado pode contribuir para se obtenha o conteúdo de qualidade para sua audiência.

Um caminho bastante eficiente é se apoiar no uso de Teste A/B que consiste na divisão do trafego para uma determinada página em duas versões diferentes, sendo a atual e a “desafiante”, com eventuais modificações para que se torne possível realizar uma medição de qual versão se revela com taxas de conversão mais substanciais.

Esse tipo de teste é excelente para qualquer negócio pois possibilita que se tenha acesso a um bom feedback acerca do mercado de atuação, proporcionando uma mensuração muito mais precisa e eficiente.

Logicamente não se trata de uma pesquisa extremamente simples onde uma pessoa pode simplesmente responder algo e realizar simplesmente outra, ou seja, trata-se de fatos extremamente consolidados.

Eleve a segmentação sempre de forma estratégica

Caso você possua uma estratégia para a elaboração dos conteúdos da sua empresa é muito importante procurar investir em mecanismos eficientes que proporcionem a sua segmentação

Mas calma! Faça esse processo paulatinamente! Vamos explicar por que essa ponderação é fundamental.

Essa recomendação é essencial pelo fato de que inicialmente você não terá sob seu domínio as informações necessárias para elaborar segmentações que sejam mais complexas ou que realmente agreguem um grande diferencial para o seu negócio.

Nesse caso, estamos nos referindo ao fato de que muito provavelmente você não possua uma base sólida para identificar com quem está efetivamente se comunicando.

Portanto, quanto mais você se dedicar e construir esse processo, maiores serão as suas chances de obter resultados mais satisfatórios.

Outro ponto é que ao se fazer tudo de maneira “atropelada” e acabar cometendo algum tipo de erro poderá ter graves dores de cabeça, pois o trabalho para corrigir tudo será mais penoso do que todo o processo em si.

Ao se insistir no erro e querer atingir todas as segmentações de maneira simultânea, provavelmente poderá estar correndo o risco de acabar criando um conteúdo absolutamente genérico (para todas as segmentações)

Um trabalho e tanto, não é mesmo? Nesse caso o ditado “a pressa é inimiga da perfeição” cabe como uma luva.

Quer uma dica? Então lá vai – procure entender profundamente um segmento e quanto perceber que fez isso de maneira assertiva passe para a próxima, e assim por diante.

Usar tecnologia e dados é uma ótima oportunidade!

Dados e tecnologia são de fato estratégias relacionadas ao Inboud Marketing e quando falamos acerca da segmentação essa percepção e comportamento não deve, e nem pode ser diferente!

Sabe o ditado que diz que “menos é mais”? Nesse caso esqueça! Aqui, quanto mais dados se puder ter com relação à sua base mais se tornará possível fazer uma melhor analise acerca dos seus Leads e compreender como elaborar conteúdos cada vez mais segmentados.

Então, supondo que a sua empresa seja B2B, vale lembrar que também é válido obter dados pessoais do seu Lead, pois eles também podem influenciar consideravelmente nas decisões de cunho profissional e por esse motivo podem se tornar fundamentais para o seu negócio.

Mudanças no segmento? Fique sempre de olho nesse tipo de comportamento

Sim! Elas mudam! Afinal, não existe um contrato que certifique que as características dos segmentos serão sempre as mesmas. Se você era uma das pessoas que tinha essa percepção, melhor reavaliar.

Você conseguia imaginar a 10 anos atrás que segmentos extremamente tão tradicionais como o da Educação e o Imobiliário poderiam ser tão drasticamente atingidos pela tecnologia como são hoje? Ou que praticamente grande parte das suas compras e pesquisas seriam realizadas por e-commerces? Certamente não!

Portanto é muito importante que você se mantenha constantemente antenado sobre tudo que acontece em meio ao mercado, bem como saber avaliar todas as consequências que essas mudanças e evoluções podem agregar aos mais diferentes setores, e claro, ao seu conteúdo.

 

Isso quer dizer que o fato de o seu negócio possuir uma segmentação criada de forma eficiente não quer dizer que daqui algum tempo as alterações não sejam necessárias.

 

Uma dica bem contundente e até mesmo interativa é que dispor a acompanhar as eventuais mudanças e buscar feedbacks com relação aos seus segmentos.

Procure pedir sempre que possível o maior numero de informações possíveis para compreender como anda o comportamento do seu nicho de atuação e questione o que é necessário para que seu conteúdo esteja mais atualizado e afinado com o atual cenário.

Depois de fazer isso avalie quais as melhores alternativas para se dedicar a um conteúdo cada vez mais impactante!

Criar Conteúdo de Qualidade para seu Negócio: Esse é o caminho para o sucesso!

Como você acompanhou durante todo esse artigo, elaborar conteúdos que sejam efetivamente segmentados pode ser considerado um processo bastante complexo e que exige uma grande dedicação e extrema atenção.

De fato é necessário muito trabalho e força de vontade para que se possa criar estratégias e ações que realmente possam agregar um grande valor ao seu público – e ainda de maneira personalizada!

Mas não encare isso como um ponto de impedimento para desenvolver seu conteúdo mais segmentado.

Tenha em mente que todo o investimento que for aplicado poderá ser recuperado com uma boa geração de Leads: e no final de todo processo – mais vendas!

 

Lembre-se sempre que o conteúdo feito pelo seu negócio pode ser considerado um tipo de presente para o seu público e nesse caso, cabe a você, como empreendedor, decidir o quanto pode e o quanto quer fazer com que eles se sintam realmente especiais e únicos.

 

Afinal, um conteúdo bem segmentado é um elo extremamente importante e pode ser a chave para captar novos clientes, fidelizar e construir um relacionamento sólido, eficiente e até mesmo inteligente!

Se o seu foco é conquistar esse tipo de cenário e ainda obter maior sucesso nas suas vendas, saiba que o caminho é longo, mas com uma boa estratégia e colocando em prática boa parte dos pontos que foram explorados até aqui nesse artigo, certamente será possível conquistar resultados muito expressivos e otimistas.

Priorize sempre, acima de tudo a qualidade e não somente a quantidade pois “falar” com seu público precisa ser pensado de forma a fazer de fato a diferença e quem está lendo precisa e deve sentir isso!

Portanto, atraia, engaje e conquiste a sua grande persona para elevar ainda mais a sua audiência.

E para finalizar

Encante seu cliente! Sim, isso mesmo! – Afinal quando uma empresa oferece soluções para eventuais problemas certamente poderá se transformar em uma grande referencia no assunto que está sendo abordado, proporcionando que se obtenha ainda mais confiança e credibilidade no seu potencial de trabalho – e consequentemente nos produtos ou serviço ofertado.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância de um conteúdo de qualidade para sua audiência?

E você? Como acha que pode encantar ainda mais seus clientes?

Que tal colocar os pontos explorados nesse artigo em prática agora mesmo e começar a colher os bons frutos do seu sucesso!

*Termo Content is King, por Bill Gates