Voltar ao site

Conteúdo de Qualidade? Como assim?!

Mas não vamos ficar por aqui, a pergunta “O que é conteúdo de qualidade?

2 de maio de 2018

É uma das questões mais populares entre webmasters, proprietários de sites e SEOs desde que o Google lançou o algoritmo para sites de alta qualidade. Desde então. Basicamente, todos com uma presença na web têm vindo tentando decodificar o que o Google entende como conteúdo de qualidade ou como ele considera um site como sendo de qualidade, quais são os todos os bits e bytes calculados pelo Google e a receita para escapar de um selo de baixa qualidade sem fazer o mínimo esforço.

Colocando de lado o fato de que, se você estava tentando passar despercebido monetizando conteúdo de baixa qualidade, você deveria ter previsto algo assim vindo a caminho — tal como o cara que estava fazendo manipulação link antes. O problema é que as pessoas estão tentando medir algo que é relativo como absoluto. Na verdade, o Google deu aos webmasters algo muito valioso e acionável, mas é claro que todo mundo queria a “receita fácil para o sucesso” ao usar uma abordagem de “não me faça pensar”. Muitos webmasters queriam algo que pudesse ser revertido para tentar passar usando o mínimo esforço necessário, em vez disso o que obtiveram foi algo que não pode ser diretamente influenciado porque perguntar o que é qualidade é o mesmo de perguntar o que é frio ou quente. Qualidade é uma opinião (relativa), não um fato (absoluto) e você não pode fazer receitas de bolo a partir de opiniões.

Não mate o mensageiro

Basicamente muitos webmasters vêm tentando responder à pergunta “o que é qualidade?” ou “o que é conteúdo de alta qualidade”. O que eles não entendem é que eles são a pessoa errada para responder a essa pergunta. Espere, o quê?...

Calma, tente pensar comigo.
Como webmaster ou proprietário de um site, você deve entender que não é a melhor pessoa para avaliar o que é qualidade em seu site. Ao mesmo tempo, o Google não avalia qualidade de uma forma unilateral, ou seja, o Google não vai ditar o que é qualidade ou não... E agora você deve estar pensando que eu fiquei doido. Não, você vai entender...

Espero

O problema do Google não são os dados, mas o que fazer com eles. O Google não vai decidir o que é qualidade em um site, seus usuários vão! E o Google é inteligente o suficiente para usar e avaliar o comportamento do usuário em seu site, e refletir o resultado desse comportamento quando tem de servir e classificar o seu site nos resultados de busca. Então, basicamente, aquele conjunto de perguntas ou pontos publicados por Amit Singhal (você sabia que ele tem um domínio .info?) reflete o que o Google tenta extrair de seus usuários quando eles visitam seu site. Este comportamento do usuário é extraído através de um complicado conjunto de algoritmos e termina em algo semelhante a um “Quality Score orgânico” (se algo assim existisse oficialmente). Se eu aprendi alguma coisa na equipe de Qualidade de Pesquisa do Google, é que nenhuma decisão é unilateral, principalmente aqueles que irão impactar um grande conjunto de sites. Se uma decisão de qualidade é feita, é porque existe pelo menos uma percentagem significativa de melhora em relação aos resultados anteriores, e o comportamento e opinião dos usuários está entre os fatores mais valorizados nestas decisões.

Como você pode avaliar a qualidade do seu site

Quando o Google decidiu ir por este caminho, eles fizeram uma aposta em sites que estão dispostos a operar a sério e que têm como base um modelo de negócio sólido. Principalmente porque um empresário sério estará mais dispostos investir tempo e esforço em seu negócio on-line que o espertinho que tenta capitalizar puras afiliações e conteúdo copiado e feito para anúncios. Dito isto, o proprietário de um negócio legítimo com um modelo de negócio sólido estará sempre mais propenso a se preocupar com seus clientes e investir em pesquisas de satisfação dos mesmos, procurando obter respostas a todos os tipos de questões — como as que foram publicadas no blog do Google — e como elas poder melhorar a satisfação dos clientes em seu site. Ele vai perguntar sobre qualidade a seus usuários, não para o Google.

Google vai meramente refletir a opinião de seus visitantes e clientes.​

Há muitas maneiras de avaliar qualidade entre seus usuários, mesmo se você é um pequeno negócio. Por exemplo, você pode usar pesquisas em seu site, oferecendo aos usuários um desconto em troca de seu tempo e de opinião, e você pode complementar esse feeback com dados de serviços.

Então, por agora eu espero que você entenda que qualidade não é um conjunto de fatores absolutos decididos pelo Google. Qualidade está no olho do observador​

A melhor maneira de avaliar a qualidade do seu site é através do feedback de seus usuários e clientes, pergunte-lhes qual é o seu nível de percepção de qualidade do seu site — seja tão amplo quanto possível — e muito provavelmente você terá uma resposta.

Caso você tenha uma ideia de negócios, mas não tenha validado o problema e desejar receber orientação personalizada para o seu projeto, mande um WhatsApp: 21994709156 ou Skype: moscadsn. Gostamos de fazer amigos e ajudar.